abc@abccoaching.com.br
(11) 98832-2756

Mapeamento Organizacional

O Mapeamento Tradicional

A metodologia tradicional utilizada para a realização de um diagnóstico abrangente do ambiente organizacional, envolve um processo complexo de coleta e elaboração de informações. Em alguns casos, tal processo dura mais tempo do que a empresa pode esperar, além de elevar os custos de aplicação. O grande desafio das empresas, na atualidade, é maximizar o uso de seus recursos, em especial os intangíveis, dentre os quais destacamos o tempo, o capital humano e o capital social, isto é, as pessoas e o relacionamento entre elas.

O tempo é precioso por ser limitado e pela velocidade que os processos globais tem acontecido. As pessoas constituem o recurso fundamental e indispensável para o funcionamento das empresas, mas nem sempre encontram condições de trabalho que favoreçam e estimulem a utilização de seu potencial, de suas habilidades e competências para gerar resultados que garantam o sucesso empresarial e a realização do corpo de funcionários.

Mapeamento Empresarial

O Mapeamento Empresarial utilizado pela ABC Coaching é uma concepção de elevada qualidade e praticidade que minimiza o tempo e o custo desta operação, evita as distorções que ocorrem quando as pessoas preenchem formulários e impede que os dados coletados, nem sempre tratados com o cuidado necessário, revelem a identidade dos participantes.

Ao utilizar a mais avançada tecnologia da informação, este mapeamento não só assegura o sigilo das informações, mas permite também a elaboração de relatórios gerais e específicos, fornecendo uma visão global da empresa, além de análises setoriais e suas interfaces.

Objetivos

Este mapeamento foi criado com o objetivo de levantar as condições de uma empresa em 20 Fatores Vitais, combinados em 4 conjuntos, todos relevantes para o diagnóstico do seu desempenho. Isto permite analisar as condições de cada um deles, testar suas consistências/inconsistências e detectar a necessidade de eventuais intervenções, bem como avaliar o grau de permeabilidade/resistência à mudança.

Considerações Importantes

Os especialistas em recursos humanos são unânimes em afirmar que as empresas, grandes, médias e pequenas, tem condições de melhorar o seu desempenho se dedicarem mais atenção à gestão das pessoas e investirem uma parte dos seus recursos no desenvolvimento das competências dos seus funcionários e na criação de um ambiente de trabalho de maior participação e responsabilidade.

O comportamento organizacional é o intangível mais importante de qualquer empresa, refletindo-se em cada aspecto do seu funcionamento e na forma como as pessoas agem, pensam e sentem no contexto do trabalho. Cada empresa cria um ambiente com características próprias através dos relacionamentos entre pessoas, níveis hierárquicos e áreas, estilos gerenciais praticados, relacionamento com clientes e fornecedores, capacidade de solucionar problemas, de cultivar a satisfação pelos resultados do trabalho, etc.

As constantes mudanças exigem das empresas um mínimo de capacidade de ajustamento, sem o qual sua sobrevivência e o seu sucesso ficam comprometidos. No entanto, muitas empresas, sem perceberem, resistem a esta necessidade de mudar e só o fazem quando a situação torna-se crítica.

Por ser um instrumento que focaliza a percepção que as pessoas têm da empresa, permite constatar os aspectos funcionais e disfuncionais existentes, constituindo uma espécie de mapa orientador das medidas necessárias para manter e reforçar os aspectos positivos e minimizar/eliminar os aspectos negativos que prejudicam os resultados a serem alcançados. Desta forma, é uma ferramenta que informa e orienta os gestores sobre o que deve ser mantido e o que precisa ser alterado na empresa, para que esta tenha condições de maximizar a utilização dos recursos disponíveis, ou seja, produzir mais com menos.

É realizada uma abordagem sistêmica da realidade organizacional que considera as múltiplas e complexas relações interpessoais, intragrupais e intergrupais que se cruzam no ambiente de trabalho em todas as direções, permitindo assim compreender e acompanhar os efeitos diretos e indiretos desta dinâmica nos resultados globais da empresa.

A Ferramenta

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para levantar informações da dinâmica organizacional, baseada nos 20 Principais Fatores que impactam no trabalho, no desempenho e na produtividade.

Vantagens

  • Interface Simples e Amigável;
  • Aplicação Rápida e Precisa (10 minutos em média por respondente);
  • Preserva o Sigilo e Garante a Imparcialidade;
  • Apresentação dos Resultados em forma Gráfica;
  • Relatórios com informações Qualitativas e Quantitativas;
  • Suporte Total dos Profissionais da ABC Coaching;

Sobre a Aplicação

É feita através da Internet. Utilizando o recurso de chaves de acesso individuais, cada respondente, de forma sigilosa, segundo sua percepção, escolhe o cenário que mais se aproxima da realidade percebida em cada um dos 20 Fatores, veja abaixo;

tabela final